sábado, janeiro 01, 2011

ARTISTA OBSERVA BIG MAC COM RM

Portal de Notícias da Globo
26/03/09 - 18h55 - Atualizado em 26/03/09 - 18h55
Artista observa interior do Big Mac com ressonância magnética
Satre Stuelke, 44, é estudante de medicina em Nova York.
Ele quer que as pessoas pensem 'sobre como as coisas são construídas'.
Amanda SchafferDo 'New York Times'
clip_image001clip_image002
Um Big Mac que claramente foi montado às pressas (Foto: Satre Stuelke)
Médicos e pesquisadores sempre se baseiam em scanners de tomografia computadorizada para criar imagens de partes do corpo como cérebros, peitos e joelhos. Mas um artista transformado em estudante de medicina em Manhattan está usando uma máquina como essa para espreitar a carne a as entranhas de ícones culturais como o Big Mac, a Barbie e o iPhone, criando imagens estranhas e ocasionalmente assustadoras.
Satre Stuelke, 44 anos, disse que seu objetivo era penetrar os interiores metálicos, plásticos ou orgânicos de objetos e comidas populares, pedindo às pessoas para "pensar sobre como as coisas são construídas".
Diferente de um médico, ele não está buscando patologias. Porém, sob algum aspecto, seu trabalho permite que os espectadores diagnostiquem objetos culturais, encontrando detalhes alarmantes ou surpreendentes dentro deles. Isso é inevitável, disse ele, graças à associação entre os scanners de tomografia computadorizada e a medicina.
Ainda assim, ele também busca criar imagens que sejam simplesmente fascinantes, acrescentou.
Ex-professor de arte da Escola de Artes Visuais de Nova York, Stuelke é hoje um estudante do terceiro ano de medicina no Weill Cornell Medical College. Desde 2007, ele já examinou dúzias de objetos num scanner de TC de propriedade do Centro de Imagens Biomédicas da Weill Cornell. O centro doa a utilização do scanner.
Quando um objeto é escaneado, a máquina produz de 200 a 500 pedaços de imagens. Stuelke carrega esses dados num programa de computador que lhe permite atribuir diferentes cores a áreas de densidades distintas. Os resultados de Stuelke incluem uma Barbie com cabelo laranja flamejante e ossos da perna brancos e articulados; um esqueleto de iPhone com um estonteante conjunto de conexões que lembram uma cidade fantástica; e um velho coelho de pelúcia cujos mecanismos internos são assustadoramente reminiscentes de uma bomba.
Stuelke se inspirou na obra de Robert Heineken, um fotógrafo conhecido em parte por imagens inusitadas de comidas. O primeiro exame de Stuelke, em 2007, foi de um prato de comida congelada. Mais recentemente, ele criou um Big Mac que traz sementes de gergelim de um amarelo brilhante sobre o pão e manchas amarelas de cola, que marcam onde a caixa é fechada, além de uma caixa de nuggets de frango. 
clip_image001[1]clip_image003
Uma caixa de McNuggets na ressonância magnética (Foto: Satre Stuelke)
O trabalho está em exposição em www.radiologyart.com.
Os críticos podem questionar se essas imagens oferecem mais que suntuosos e tecnológicos doces para os olhos, e Stuelke não é necessariamente contra essa interpretação. "Algumas delas são simplesmente lindas", disse ele. "Quer dizer, quem saberia que um punhado de nuggets poderia ser lindo?"

Um comentário:

Unknown disse...

http://radioblogrx.blogspot.com/